Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1970), é uma cantora, compositora, atriz e produtora musical americana. Realizou sua primeira gravação em 1990, sob a orientação de Tommy Mottola, executivo da Columbia Records e se tornou a primeira artista a ter cinco singles de estreia entre a cinco primeiras posições na Billboard Hot 100. Após seu casamento com Mottola, em 1993, lança uma série de canções que foram bem recebidas pelo público e críticos de música contemporânea, incluindo "Dreamlover", "Hero", "Without You", "Fantasy", "One Sweet Day", e "Always Be My Baby", a partir de álbuns como Music Box, Daydream, e o single "All I Want for Christmas Is You", de Merry Christmas, álbum natalino mais vendido de todos os tempos, estabeleceram sua posição como a artista da Columbia Records que mais vendeu discos.
Após sua separação de Mottola em 1997, Carey introduziu elementos de hip hop em seus trabalhos, inicialmente com grande êxito, mas quando ela deixou sua gravadora em 2001, sua popularidade entrou em declínio. Assinou um contrato de 100 milhões de dólares com a gravadora musicalVirgin Records. Esta mudança radical de eventos foi devido à quebra física e emocional altamente publicitada, bem como a má recepção que foi dada a Glitter, seu filme e trilha sonora do projeto. Em 2002, Carey assinou um contrato de 24 milhões de dólares com a Island Records, e depois de um período relativamente fraco em sua carreira, a artista voltou ao topo com músicas pop em 2005 com seu álbum The Emancipation of Mimi, que tornou-se seu álbum mais vendido e popular na década de 2000 e seu single, "We Belong Together", tornou-se o mais bem sucedido de sua carreira musical e também foi a canção mais premiada da década pela Billboard.
Em uma carreira de mais de duas décadas, Carey já vendeu mais de 200 milhões de álbuns, compactos e vídeos no mundo, de acordo com aIsland Def Jam, o que faz dela uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos. Foi premiada como a artista que mais vendeu na década pela World Music Awards em 1998, e foi eleita "artista feminina do milênio" pela mesma premiação em 2000. De acordo com aRecording Industry Association of America (RIAA), ela é a terceira artista feminina que mais vendeu no Estados Unidos, com cerca de 63 milhões de álbuns certificados, ficando atrás apenas de Madonna e Barbra Streisand. Em 2011, Carey foi listada na segunda colocação na lista das 10 mulheres mais ricas da Forbes, com uma fortuna de US$ 750 milhões. Em abril de 2008, "Touch My Body" tornou-se seu décimo-oitavo singlenúmero um na Billboard Hot 100, tornado-se a artista solo com mais singles em primeiro lugar na parada e a recordista entre as mulheres. A artista foi incluída pela revista Time entre as cem pessoas mais influentes do mundo em 2008. Carey estrelou o filme Precious (2009), que lhe valeu um prêmio Palm Springs International Film Festival e uma indicação ao prêmio NAACP Image Awards.
Patricia percebeu então que Carey tinha um ouvido musical absoluto, raro para uma criança de apenas cinco anos. Durante sua adolescência, Mariah Carey já tinha a certeza de que queria ser cantora e mudou-se para Nova Iorque, onde morou com mais duas amigas num pequeno apartamento. Trabalhando como empregada de mesa e como assistente num salão de beleza, Carey encontrava tempo para os testes de backing vocal. Graças ao seu talento ela conseguiu no primeiro teste tornar-se backing vocal de Brenda K. Starr, famosa cantora da década de 1980.Tentando estabelecer-se no mundo da música, Carey faltava frequentemente às aulas e por isso a sua alcunha na escola era Mirage, mesmo assim, conseguiu formar-se nas escolas Oldfield Middle e Harborfields High em Greenlawn - Nova Iorque. Por sorte ou destino, em 1988, Carey conheceu o grande executivo da Columbia Records, Tommy Mottola numa festa onde Brenda K. Starr deu-lhe uma fita demo dela. Mottola tocou a fita no carro enquanto saía da festa e se impressionou muito com o que ouviu, ele retornou à festa para encontra-la, mas ela já havia partido.
Em 1990, Carey lançou seu primeiro álbum, auto-intitulado, que aos poucos tornou-se um grande sucesso em vendagem nos Estados Unidos, produzindo quatrosingles que atingiram o primeiro lugar das paradas da Revista Billboard ("Vision of Love", "Someday", "I Don't Wanna Cry" e "Love Takes Time") que foram compostas para seu segundo álbum, Emotions, mas os executivos da Sony á ouviram e viram na canção um hit em potencial, incluindo a mesma em outras tiragens do primeiro álbum, fazendo com que a cantora fosse a única artista a ter os quatro primeiros compactos do seu álbum de estreia em primeiro lugar, igualando-se á Jackson 5. O álbum vendeu 8 milhões de cópias no mundo. Mottola e o pessoal da Columbia havia planejado Carey para o mercado como a artista pop principal em sua lista, concorrendo com Whitney Houston e Madonna, que haviam assinado com a gravadora Arista e Sire Records, respectivamente.
Em 1991, Carey lançou seu segundo álbum, Emotions, que produziu mais um compacto que atingiu a primeira posição da Billboard Hot 100 (a faixa-título "Emotions"). Os outros, ("Make It Happen" e "Can't Let Go") atingiram posições mais baixas, mas nem por isso deixaram de ser considerados hits. Com esse álbum Carey prestou homenagem a soul music da gravadora Motown, a cantora sentia necessidade de prestar homenagem ao tipo de música e gênero que realmente influenciou a sua luta quando criança. Em 1992, Carey concordou em participar do especial Unplugged da MTV, em que os artistas interpretam seus maiores sucessos ao vivo e em versões acústicas. O programa foi gravado para provar que Carey não era apenas uma cantora de estúdio, como muitos afirmavam na época. Depois que o programa foi ao ar, o cover de Carey da canção "I'll Be There" (gravada originalmente em 1970 pelo grupo Jackson 5), foi lançado como single devido à grande demanda do público atigindo assim o primeiro lugar da Billboard na semana seguinte. Mais tarde foi lançado um álbum contendo as canções que Carey interpretou no especial, intitulado MTV Unplugged - Mariah Carey.
Em 1992, Carey (com 22 anos) e Mottola (com 42 anos, casado) resolveram assumir o envolvimento amoroso que já durava dois anos, acabaram se casando em julho do ano seguinte, em uma cerimônia aos moldes da famosa cerimônia do casal princesa Diana e príncipe Charles. Neste mesmo ano, o terceiro álbum de estúdio de Carey, Music Box, foi lançado, tornando-se o seu maior êxito até o momento, com a marca impressionante de 30 milhões de cópias vendidas no mundo. Os compactos principais do álbum, "Dreamlover" e "Hero", uma das músicas mais conhecidas da cantora, atingiram o primeiro lugar nos Estados Unidos na parada Billboard Hot 100. Outra canção daquele álbum, a regravação da canção "Without You", ficou na primeira posição em mais de 15 países. Music Box foi o primeiro álbum da cantora a receber o certificado de diamante, mais de dez milhões de cópias vendidas no Estados Unidos. O álbum foi o primeiro disco de uma artista feminina internacional a vender meio milhão de unidades na China e o mais vendido no gênero R&B e também fechou o ano como o mais vendido em outros países. Seguindo-se de um dueto com Luther Vandross, "Endless Love" (regravação da música escrita por Lionel Richie e originalmente gravada por Richie e Diana Ross nos anos 1970).
Mariah Carey lançou seu quarto álbum de estúdio em 1994, a compilação de canções natalinas Merry Christmas, que espalhou o sucesso "All I Want for Christmas is You" (que mais tarde foi considerada como clássico natalino) e a regravação da clássica O Holy Night. Merry Christmasinterpretado pela cantora e produzido pelo importante músico e produtor brasileiro Walter Afanasieff. O álbum vendeu 5,1 milhões de exemplares somente no Estados Unidos, de acordo com os dados publicados em 6 de dezembro de 2010 pela Nielsen SoundScan, e recebeu o certificado de platina cinco vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA). mais tarde, tornando-se o álbum natalino contemporâneo mais vendido de todos os tempos, com 13 milhões de cópias comercializadas mundialmente. No Estados Unidos, "All I Want for Christmas Is You" é uma das poucas canções dos últimos anos que que são consideradas um clássico, também é o único ringtone á alcançar multi-platina no país.
Em 1995 Carey lançou seu quinto álbum de estúdio, Daydream, outro álbum que teve grande vendagem mundial - mais de 25 milhões de cópias e o segundo álbum da cantora a alcançar o disco de diamante (dez milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos). A primeira canção, "Fantasy" estreou em primeiro lugar e permaneceu por oito semanas no topo das paradas americanas e cinco no topo das paradas canadenses. O segundo compacto, "One Sweet Day" (dueto com Boyz II Men), também estreou em primeiro lugar e tornou-se um recorde (ainda não superado) de permanência no topo das paradas americanas; ficando por dezesseis semanas consecutivas em primeiro lugar na parada Billboard Hot 100. Outro compacto do mesmo álbum, "Always Be My Baby" também alcançou a primeira posição em vários países, inclusive nos Estados Unidos. Em 1995, devido à Daydream com enormes vendas japonesas, a Billboard declarou Carey como "artista estrangeira do ano" no Japão.
Carey e Tommy Mottola se separaram em 1997. Apesar de manterem a imagem de um casal feliz em público, Carey se sentia emocionada e psicologicamente abusada por Mottola, a quem ela sempre descreveu como "um homem muito possessivo".
Ainda em 1997, Carey lançou seu sétimo álbum, Butterfly (considerado pela crítica como o melhor da cantora e um dos maiores álbuns nas categorias Pop e R&B). O primeiro single do álbum, "Honey", mostrava em sua letra e vídeo musical, uma imagem mais sexy de Carey, que até então aparecia como "a garota boazinha" nos clipes, A canção estreou na primeira posição na parada Billboard Hot 100 nos formatos pop e R&B, feito jamais alcançado por nenhum outro artista, já que a cantora era única a ter três canções estreando em primeiro lugar. No mesmo álbum, Carey coloca outro compacto em primeiro lugar, a balada romântica "My All", permanecendo por duas semanas em primeiro lugar na parada americana. Com esta marca, Carey bate o recorde de artista contemporânea com mais singles número um nos Estados Unidos, ela ultrapassa artistas como Whitney Houston, Michael Jackson e Madonna, ela detinha o maior número de compactos consecutivos a atingirem o primeiro lugar.
Neste ano a cantora começa a desenvolver um projeto para o filme Glitter e escreveu canções para a trilha sonora do filme Homens de Preto (1997) e O Grinch (2000). Durante a produção do álbum Butterfly, Carey se envolveu com o jogador de Baseball, Derek Jeter. O relacionamento acabou em 1998 com o principal motivo do assédio e interferência da mídia. Em 1998, Carey lançou seu oitavo álbum - uma compilação com todos seus compactos que atingiram o primeiro lugar nos Estados Unidos (Billboard) até então, e mais algumas novas canções. A crítica elogia Carey dizendo que "poucos artistas podem lançar um disco inteiro de singles número um". A coletãnea é o álbum estrangeiro que mais vendeu no Japão: cerca de 3,5 milhões de exemplares. Entre as novas gravações, destacam-se "I Still Believe", (regravação de um sucesso de Brenda K. Starr, com quem Carey tinha trabalhado no ano anterior), e "When You Believe", dueto com Whitney Houston,65 que também foi incluído na trilha sonora do filme de animação O Príncipe do Egito, que rendeu um Oscar de Melhor Canção Original. No dia da premiação, Carey e Whitney interpretaram ao vivo a canção para mais de dois bilhões de telespectadores.
Em 1999, Carey lançou seu nono álbum, Rainbow. Os compactos, "Heartbreaker" (com o rapper Jay-Z) e "Thank God I Found You" (com Joe e 98 Degrees) chegaram a primeira posição no Estados Unidos, a regravação "Against All Odds (Take a Look at Me Now)" do cantor Phil Collins destacou-se em alguns países, porém quando outra canção do mesmo álbum, "Crybaby/Can't Take That Away" mal chegou ao vigésimo lugar, Carey abriu o jogo e acusou publicamente a Sony/Columbia de não estar promovendo-a como deveria. A cantora fecha o ano de 1990 com o maior número de compactos a alcançar o primeiro lugar, naquele ano ela era a única artista a conseguir colocar todos os singles de um álbum de estúdio na primeira posição da Billboard Hot 100, também se tornou a maior vendedora da década estreando dois álbuns de estúdio em primeiro lugar.71 Ainda no ano de 1999, devido às grandes vendas de seus álbuns Rainbow, Butterfly e #1's, Carey recebeu da Billboard o prêmio de "artista da década", e do World Music Awards, o prêmio de "artista feminina do milênio", superando em vendas nos Estados Unidos grandes artistas como Madonna, Michael Jackson, Whitney Houston e Celine Dion de acordo com aRIAA. Neste mesmo ano, Carey inicia um relacionamento amoroso com o cantor mexicano Luis Miguel.
Em 2001, Carey deixa a Columbia Records e assina o maior contrato da história para uma artista solo, foram 80 milhões de dólares por cinco álbuns com aVirgin Records (uma companhia da EMI), ao passar alguns meses, Carey começou a agir estranhamente em suas aparições públicas, e reclamou de estar trabalhando muito e dormindo apenas duas horas a cada noite. Além do mais, seu relacionamento de três anos com o cantor Luis Miguel havia chegado ao fim. Após as reclamações e o fim do seu relacionamento, deixou duas mensagens estranhas em seu site oficial, a cantora teve uma crise nervosa e sua mãe pedia ajuda para leva-la ao hospital. Ela foi internada em uma clínica com o diagnóstico de estafa e colapso nervoso.79 Para completar o ano de azar de Carey, o lançamento do álbum e do filme Glitter (sua estreia nos cinemas) se deu justamente no dia 11 de setembro de 2001 em Manhattan, Nova Iorque, dia do maior ataque terrorista da história.nota 1 Assim, muito pouco pôde ser feito para promover o filme e sua trilha sonora, já que os olhos do mundo estavam voltados para um fato importante na história da humanidade.
Graças ao incentivo da gravadora em vender o single por preço mais baixo, a primeira música de trabalho, "Loverboy", chegou a segunda posição da Billboard Hot 100, vendendo mais de um milhão de cópias. No entanto, não conseguiu atingir a primeira posição pela falta de execução nas rádios. Os outros compactos do álbum chegaram a posições mais baixas no gráfico dos mais vendidos da revista Billboard. O álbum teve boas vendas no Japão, com o recorde de ser a primeira trilha sonora de um filme estrangeiro a chegar no primeiro lugar. No Natal desse mesmo ano, a Columbia lançou uma coletânea não-autorizada contendo os maiores sucessos da cantora até então, intitulada Greatest Hits. As vendas foram consideradas ruins para uma artista como Carey; a cantora estava definitivamente em baixa. Para piorar a situação emocional de Carey, a morte de seu pai, vítima de câncer, contribuíram para o declínio pessoal e profissional de Carey.
No começo de 2002, a Virgin Records decidiu tirar Carey de seu catálogo. O álbum com vendas de quase um milhão, foi considerado um "fracasso" pela gravadora, já que pela Sony/Columbia a cantora havia vendido mais de 130 milhões de álbuns e compactos. Rescindindo o contrato, a Virgin lhe pagou uma quantia milionária: uma multa de 28 milhões de dólares. Nesse mesmo ano, a interprete assinou um contrato de três anos com a Def Jam, companhia da Island Records. Ainda em 2002, Carey lançou Charmbracelet, que foi mais recebido pelo público em comparação ao seu antecessor, Glitter, em 2001. As vendas foram moderadas, chegando ao Disco de Platina Duplo (dois milhões de cópias vendidas) no Estados Unidos. Um dueto de Carey com o rapper Busta Rhymes para a canção "I Know What You Want", chegou ao primeiro lugar na lista dos compactos mais executados nas rádios da revista Billboard.
Em 2005, após dois anos fora da mídia, Carey lançou o aguardado The Emancipation of Mimi, descrito pela cantora como sua emancipação musical e pessoal, sendo Mimi á sua alcunha, que até então era desconhecida pelo público. Produzido por grandes nomes da música como Jermaine Dupri e Antonio L.A. Reid, o álbum é marcado de canções fortes como "We Belong Together", "Mine Again" e a balada gospel "Fly Like a Bird". The Emancipation of Mimitornou-se o álbum mais vendido do ano no Estados Unidos, vendendo seis milhões de cópias, e cerca de onze milhões no mundo. O primeirocompacto, "It's Like That", ocupou a décima-segunda canção na Billboard Hot 100, enquanto o segundo compacto, "We Belong Together" tornou-se a décima-sexta canção a chegar na primeira posição da parada, mantendo essa posição por catorze semanas, igualando-se às músicas "I Will Always Love You" de Whitney Houston e "Candle in the Wind" de Elton John, mais um recorde na carreira da cantora.
O terceiro compacto, "Shake it Off", chegou à segunda posição da Billboard enquanto "We Belong Together" permanecia em primeiro, outro recorde, único para uma cantora até o momento. Na Billboard Hot 100 Airplay, a tabela das canções mais executadas das rádios americanas, permaneceu por dezesseis semanas no pico de número um: Carey é portanto a artista solo que mais semanas conseguiu passar em primeiro lugar naquela tabela. A canção foi ouvida oito bilhões de vezes no Estados Unidos, é a mais ouvida na década de 2000. "Shake it Off" ficou entra as mais tocadas no Brasil, em São Paulo a canção ficou nas mais tocadas ao lado da canção "You're Beautiful" do cantor James Blunt. O quarto compacto lançado Don't Forget About Us, canção no mesmo estilo R&B de "We Belong Together", tornou-se a décima-sétima canção número um nos Estados Unidos, sendo superada apenas por The Beatles. Mariah Carey lançou ainda os compactos "Get Your Number" e "Say Somethin'", quinto e sexto compactos do álbum "The Emancipation of Mimi".
Em agosto de 2006 a cantora iniciou a turnê The Adventures of Mimi, passando por várias cidades do Estados Unidos, Tunísia, Canadá, Japão e China. A turnê foi a décima mais rentável do ano. Em abril de 2008, Carey lança o décimo-primeiro álbum de estúdio, E=MC². Para isso, ela contou com a ajuda de produtores como Jermaine Dupri, DJ Toomp, Stargate, Will.I.Am, Bryan Michael Cox, Nate "Danjahandz" Hills, James Poyser, entre outros grandes produtores e músicos. O álbum estreou na primeira posição na Billboard 200 com 463 mil cópias vendidas na primeira semana, o álbum foi o sexto da cantora a conseguir o primeiro lugar e conseguiu mais de 30 semanas acumuladas na primeira posição, (Os Outros Foram Mariah Carey, Music Box,Daydrean, Butterfly, Raibow e The Emancipation of Mimi). Carey descreve E=MC² como: "Emancipação = Mariah Carey ao quadrado", fazendo referência ao seu álbum antecessor The Emancipation of Mimi.
A primeira faixa lançada como single, "Touch My Body", produzido por Carey, The Dream e C. "Tricky" Stewart é uma canção de estilo R&B, alegre e ultrafeminina. "Touch My Body" tornou-se a décima-oitava canção a atingir a primeira posição da parada Billboard Hot 100 do Estados Unidos, onde permaneceu por duas semanas superando o recorde de Elvis Presley que mantinha dezessete músicas no pico de número um. A cantora é a única compositora a ter dezoito canções que conseguiram atingir o primeiro lugar (excetuando-se apenas pela regravação de I'll Be There). O segundo compacto do álbum, "Bye Bye", escrita por Carey e co-produzida por Stargate, é uma música sobre a morte e é "para as pessoas que acabaram de perder alguém", "para as pessoas que perderam suas avós" e aparentemente para o falecido pai de Carey - Alfred Roy. "Bye Bye", ironicamente, atingiu a décima-nona posição da Billboard Hot 100. Os compactos subsequentes, "I'll Be Lovin' U Long Time" e "I Stay in Love" não conseguiram o sucesso esperado, fazendo com que a cantora trabalhasse em um próximo álbum. Em 30 de abril de 2008, a cantora se casou com o ator e rapper Nick Cannon, com apenas três meses de namoro. Carey diz ter encontrado sua "alma gêmea". Cannon diz que Carey é uma mulher linda por fora e dez vezes mais por dentro.
´Participações
# | Título | Compositor(es) | Produtor(es) | Duração |
---|---|---|---|---|
1. | "Betcha Gon' Know (The Prologue)" | Mariah Carey, Christopher Stewart,Terius Nash, James Wright | M. Carey, T. Nash, C. Stewart, J. Wright | 4:00 |
2. | "Obsessed" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 4:01 |
3. | "H.A.T.E.U." | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 4:27 |
4. | "Candy Bling" | M. Carey, T. Nash, Carlos McKinney | M. Carey, T. Nash, Los Da Mystro | 4:02 |
5. | "Ribbon" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 4:20 |
6. | "Inseparable" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 3:33 |
7. | "Standing O" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 3:59 |
8. | "It's a Wrap" | M. Carey, Barry White | M. Carey, Heatmyzer, J. Wright | 4:00 |
9. | "Up Out My Face" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 4:00 |
10. | "Up Out My Face (Reprise)" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 0:51 |
11. | "More Than Just Friends" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 3:37 |
12. | "The Impossible" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 4:00 |
13. | "The Impossible (Reprise)" | M. Carey, C. Stewart, T. Nash | M. Carey, T. Nash, C. Stewart | 2:26 |
14. | "Angel (Introdução)" | M. Carey, C. Stewart, J. Wright | M. Carey, C. Stewart, J. Wright | 1:04 |
15. | "Angels Cry" | M. Carey, C. Stewart, Crystal Johnson, J. Wright | M. Carey, C. Stewart, J. Wright | 3:54 |
16. | "Languishing (Intervalo)" | M. Carey, J. Wright | M. Carey, J. Wright | 2:34 |
17. | "I Want to Know What Love Is" | Mick Jones | M. Carey, C. Stewart, J. Wright | 3:40 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário